Como Instalar as Novas Tomadas de Três Pinos

Tomadas

Como Instalar as Novas Tomadas Passo a Passo

Conforme as mudanças para a padronização das tomadas, passou a ser obrigatório a utilização

 de tomadas com os três pinos, sendo dois pinos para alimentação do circuito e o terceiro

 para realizar o sistema de interligação do aterramento com os dispositivos conectados a rede.





Como Instalar as Novas Tomadas Passo a Passo

1.        Antes de iniciar qualquer intervenção em um circuito elétrico a primeira medida a ser adotada é o desligamento da fonte de energia a qual se pretende trabalhar no nosso caso realizaremos o desligamento do circuito das tomadas. Para ter a certeza de que a energia está desligada, você deve fazer ao menos um teste utilizando um multímetro ou conectando uma lâmpada em cada uma das tomadas, verificando dessa forma se ainda há energia.

2.      Agora que já não existe mais risco de tomar um choque elétrico, deveremos retirar a tomada antiga para isso utilizaremos uma chave de fenda. Retire o espelho e desparafuse a tomada que esta parede.







3.       Em Caso de você esta realizado a instalação de um novo ponto de tomada, será necessário que passe novos  cabos de alimentação com bitola ( 2,5mm) que devera sair de um ponto de tomada já existente ou do quadro de distribuição até o local do novo ponto. Deixe aproximadamente 15 cm de cabo em cada uma das caixas, antes de realizar o corte do cabo do rolo.
4.      Remova aproximadamente 1,5 cm de revestimento plástico das pontas dos cabos. Realize a conexão dos cabos na nova tomada respeitando a seguinte ordem o cabo terra (Verde ou Verde com amarelo) devera ser ligado no pino do meio, o cabo azul neutro devera ser ligado no pino da esquerda e o último cabo fase devera ser ligado no pino da direita. Padrão de ligação segundo as normas técnicas.


5.      Após realizar a conexão dos cabos na tomada, realize o aperto de todos os parafusos.

7.      Agora que os cabos estão fixos, você devera realizar a fixação da tomada na parede contando com o auxilio de dois parafusos. Após esta etapa realize a fixação do espelho.
8.      Agora e só ligar a energia elétrica e testa a sua nova tomada.


ADVERTÊNCIAS

Caso o circuito de alimentação existente não tenha o cabo de aterramento será necessário solicitar a visita técnica de um profissional.

Em circuitos de tomadas de (10A e 20A) a bitola do cabo indicada e de (2,5mm).  Porém deve se respeitar o circuito de tomadas  já existente.
Antes de iniciar uma intervenção em um circuito elétrico, é indicado verificar ao menos duas vezes se a energia do sistema a qual se pretende trabalhar esta desligada, evitando dessa forma qualquer tipo de acidente.


 Se você gostou desta dica? Então continue nos acompanhando, pois temos muitas outras novidades prontas para serem compartilhadas com você. Não perca esta oportunidade de aprender mais sobre elétrica, com dicas e novidades incríveis do setor, não é mesmo?!

This entry was posted by Unknown. Bookmark the permalink.
Eletricidade - GIFMANIA Eletricidade - GIFMANIA Máquinas do tempo - GIFMANIA Eletricidade - GIFMANIA
Elétrica World. Tecnologia do Blogger.